CASSAUARA COMPANY

Como Usar o WhatsApp Para Vendas?

Como Usar o WhatsApp Para Vendas?

O WhatsApp é uma verdadeira máquina de vendas, aprenda como usar ele ao seu favor:

(aproximadamente 6 minutos de leitura)

É muito importante reconhecer as oportunidades que temos ao nosso redor e usá-las para que possamos evoluir.


Usar o WhatsApp para vendas é uma estratégia muito inteligente, uma vez que praticamente todo mundo está sempre ligado a essa ferramenta. Quantas vezes por dia você olha o seu WhtasApp? Ou melhor, quantas horas do seu dia você dedica ao WhatsApp? Seja conversando com amigos, familiares, ou enviando aquele meme engraçado nos grupos ou até mesmo dando um bom dia especial no grupo da família. O WhatsApp, nos dias de hoje, é fundamental na nossa vida.


Neste artigo você vai aprender como utilizar o WhatsApp ao seu favor e aumentar o número de vendas de seu negócio. Confira:


Por que utilizar o WhatsApp para vendas?

Por ser considerado o aplicativo mais usado pelas pessoas em vários países do mundo, o WhatsApp acaba trazendo proximidade entre as pessoas e facilita a comunicação para divulgar qualquer produto que seja.


Diferente do e-mail, por exemplo, é possível se obter respostas mais imediatas sobre qualquer assunto, pois a maioria das pessoas está sempre com seu celular em mãos ou próximo. Além disso, você pode fazer chamadas de audio, vídeo, enviar fotos, documentos e muito mais!


Esse meio de comunicação faz com que a aproximação com o cliente seja maior e a chance de criar vínculo e aumentar suas vendas aumente, pois o cliente se sentirá mais confortável em tirar suas dúvidas e tomar a decisão de compra. Graças ao WhatsApp nós estamos apenas um chat de distância de qualquer pessoa ou empresa que queremos conversar.


Utilizar o WhatsApp para vendas é algo que vem ganhando cada vez mais espaço entre os empreendedores e aqueles que querem expandir os negócios. Isso se deve muito a fama do aplicativo e do número crescente de usuários.


É muito mais prático e direto enviar iniciar uma conversa pelo WhatsApp. Diferentemente do e-mail, o e-mail já foi o WhatsApp do passado, mas devido ao alto número de spams (e-mails indesejados) ele perdeu a eficácia. Hoje a porcentagem de abertura de mensagens de WhatsApp é muito maior do que a porcentagem de abertura de e-mails. Isso comprova que o WhatsApp possui muito mais eficácia no assunto vendas.


Quais as principais táticas para usar o WhatsApp para vendas?

Existem algumas maneiras que podem facilitar a utilização deste aplicativo para que as vendas sejam realizadas com excelência.


Dentre elas, estão as táticas mais eficientes para atingir o público desejado! Vamos listar algumas:


● Salvar número de clientes para realizar o contato:

Para iniciar o uso do WhatsApp para vendas, é preciso adicionar os clientes à sua lista de contatos, para que a ferramenta funcione como esperado.  Existem alguns cadastros realizados por redes sociais ou outras plataformas que solicitam o número do cliente e, a partir daí, o contato pode ser realizado da maneira que for melhor para realizar a venda. Ter uma agenda de contatos organizada facilita na hora de fazer um acompanhamento com os clientes ou os futuros clientes, além de ajudar na hora de criar uma lista de transmissão. Vou falar mais sobre lista de transmissão daqui a pouco.


● Notificar os clientes que isso será feito:

Ninguém gosta de ser incomodado por aqueles anúncios e mensagens inesperadas e invasivas, isso é o chamado "spam". Então, para dar início ao uso desta estratégia, é importante primeiro pedir ciência dos clientes para que sua mensagem e divulgação seja bem-vinda. Avise que você enviará ofertas e conteúdos periodicamente, dessa forma você evita que as pessoas se sintam incomodadas e reduz as chances de levar um bloqueio, isso porque spams são proibidos na plataforma.


● Organização de sua lista de contatos:

É necessário realizar uma filtragem dos clientes e da maneira como serão abordados.  Algumas pessoas preferem ser notificadas em alguns horários específicos ou, por determinados produtos.  Então, organizar os clientes com um tipo de filtro, ajuda na hora de abordá-los e oferecer o produto que poderá agradá-los. Além disso, é interessante você. separar quem é cliente de quem ainda não é, pois você poderá enviar ofertas e acompanhamentos distintos pra esses 2 tipos de contatos.


● Não permitir que seu contato fique só focado na venda:

Para atingir o cliente, são necessários alguns passos até chegar na venda e obter seu objetivo final.  Realizar uma consultoria com o público que deverá ser atingido é importante para filtrar os conteúdos e agradá-los de uma maneira atenciosa e sincera.  Com isso, uma relação de amizade será criada com seus clientes e a chance de conseguir fidelidade aumenta. Ninguém gosta daqueles vendedores insistentes, dessa forma ninguém gosta de receber apenas ofertas. Sabendo disso, faça um acompanhamento das pessoas, mostre que você se importa com elas e que está lá caso elas tenham alguma dúvida. Fazer ofertas então é errado? Claro que não! Você deve fazer ofertas, mas dose as ofertas e os acompanhamentos para que você não seja o vendedor chato e insistente que, eventualmente, será bloqueado pelo cliente. Lembre-se, a venda acontece com o relacionamento.


● Utilizar todas as ferramentas do WhatsApp:

O aplicativo fornece algumas ferramentas que podem ser muito úteis na hora de conversar com seu cliente ou divulgar sua venda.  O WhatsApp web, por exemplo, faz com que o diálogo seja mais rápido e simples, pois uma conversa pelo computador pode ser melhor escrita e fluída.

O status do WhatsApp também poderá ser utilizado para fazer divulgações de produtos recebidos, promoções, foto de antes de um serviço ser prestado e o depois, para mostrar o resultado, use sua criatividade! São os "stories" do WhatsApp e tem se mostrado extremamente eficaz no quesito relacionamento com os clientes.


O que os especialistas dizem sobre utilização do WhatsApp para vendas

Segundo alguns consultores de vendas, essa tem sido uma das maneiras mais eficazes de atingir as pessoas.


Isso porque a proximidade com os clientes pode ser cada vez maior, devido à todas as maneiras que podem ser utilizadas para atingi-los.


A venda está aonde a atenção do seu cliente está, e como já foi dito, o WhatsApp concentra boa parte da nossa atenção e da atenção do seu cliente também! Você deve estar aonde o seu cliente está, atualmente esta é a estratégia mais eficaz para atrair e converter clientes.


Algumas pesquisas apontam que clientes que se sentem mais motivados, como se estivessem recebendo uma atenção única e exclusiva, demonstram mais chances de comprar os produtos e ainda, divulgar para as pessoas de seu círculo social.


Todo mundo gosta de ser bem atendido e bem tratado. Um bom atendimento desperta, no cliente, a vontade de comprar e de compartilhar com seus amigos e familiares a experiência que teve. Por isso, foque em tratar e atender muito bem todas as pessoas e possíveis cliente, pois assim como boas experiências são compartilhadas, más experiências também são. Portanto, busque sempre atender ao máximo de exigências dos seus clientes e possíveis clientes para que todos tenham uma excelente experiência de compra.


Como uma lista de transmissão pode ajudar no uso de WhatsApp para vendas

A lista de transmissão funciona como uma ferramenta que facilitará a comunicação com sua lista de clientes e possíveis clientes, e fará com que o processo de divulgação do produto. seja feito de forma mais automática


Os clientes que estiverem nesta lista, receberão mensagens como se fosse em um grupo, mas individualmente. Ou seja, não será necessário contatar um por um, já que a lista de transmissão já fará isso por você.


Mas, é importante lembrar, que os clientes que serão contatados por sua mensagem, são aqueles que possuem seu número ou o número da empresa salvos em sua agenda.


Portanto, salvar os números de maneira aleatória em sua lista de transmissão não dará resultado nenhum. Você deve estimular os clientes a salvarem o seu número também para que a lista de transmissão funcione. E como você pode fazer isso? Incentivando e estimulando os clientes a salvarem o seu número. Você pode informar que, para as pessoas que salvarem o seu número, você enviará descontos e ofertas especiais, dessa forma as pessoas terão um motivo a mais para salvarem o seu contato e fazer com que a sua lista de transmissão funcione e alcance mais pessoas.

A atenção especial ao cliente é primordial para essa estratégia funcionar de maneira eficiente, então o foco na abordagem é o grande aliado para usar o WhatsApp para vendas.


O esforço para se aproximar do cliente e fazer com que ele conheça seus produtos de maneira amigável faz com que os laços sejam estreitados e a comunicação com ele seja melhor, uma vez que você já saberá por onde começar.


Para enviar os conteúdos para os clientes, deve-se sempre fazer uma revisão e certificar-se de que não hajam erros gramaticais ou de qualquer espécie. A sua comunicação deve ser profissional, muito cuidado com erros de português, pois isso prejudica e muito a imagem do seu negócio.


Alguns erros acabam tirando a credibilidade da empresa, a seriedade e pode fazer com que os clientes se afastem, por não confiar no produto que serão oferecidos.


Existem alguns meios de chegar até o cliente sem que ele perceba que é uma publicidade e, para isso, é necessário descobrir a maneira ideal de chegar a assuntos que lhe são interessantes.  


Estudar as possibilidades de abordagens é o grande diferencial para a utilização do WhatsApp em vendas, já que o contato com o cliente será de maneira direta, em seu contato pessoal. Portanto, empatia juntamente com descontração, são os grandes combinados para o sucesso. 


Tome cuidado com os horários de comunicação com as pessoas, ninguém gosta de começar o dia com uma mensagem de propaganda ou encerrar a noite com ofertas mirabolantes. Pesquise bem o seu público e teste diferentes formas de abordar as pessoas e construir um relacionamento eficaz para gerar novos clientes. Boas vendas! 


Comece hoje mesmo a criar a sua loja online de dropshipping e vender todos os dias pelas redes sociais:

Que tal começar hoje mesmo a criar a sua loja de dropshipping? Vai por mim, no futuro você vai ter desejado ter começado hoje! e eu te digo isso pela experiência que eu tive.


Muitas vezes a gente pesquisa tanto sobre um assunto e esquece de entrar em ação e isso atrasa os nossos planos e projetos, comigo foi assim e eu quero que você evite cometer o mesmo erro que eu cometi. De pesquisar de mais e fazer de menos.


Pra quê se aventurar no mundo do dropshipping apenas na companhia de sua curiosidade sendo que você pode começar com um acompanhamento completo e com todo o conteúdo o informação que você precisa reunidos em um treinamento que vai te mostrar do zero tudo o que você precisa saber sobre dropshipping?


Se você quer ter acesso a esse conteúdo e acompanhamento e também começar a ganhar dinheiro sem sair de casa, então eu te apresento o DS Academy!


No DS Academy você aprenderá como criar a sua loja de dropshipping e como começar a ganhar dinheiro usando apenas o seu computador com acesso à internet.


O treinamento é para todas as pessoas, não importa o nível em que você esteja, nele eu vou levar você do nível básico ao avançado. Em outras palavras, eu vou ajudar você a construir uma loja online do zero, a encontrar fornecedores, produtos e como vender todos os dias nas redes sociais.


Montar um negócio online é o seu objetivo? Então ele está prestes a ser concluído. 


Conheça mais sobre o DS Academy

Conheça mais sobre o DS Academy, o treinamento que vai te ensinar passo a passo como montar do zero uma loja online de dropshipping e como vender todos os dias nas redes sociais.

Claudio Cassauara 
Especialista em vendas na internet, CEO da Cassauara Company e produtor do treinamento DS Academy que ajudou mais de 10.000 alunos a criarem lojas online e a venderem todos os dias na internet.


Veja mais conteúdos:


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Comment are moderated