CASSAUARA COMPANY

O Que é Funil de Vendas?

O Que é Funil de Vendas?

Um funil de vendas é capaz de te fazer vender todos os dias e lucrar alto!

(aproximadamente 7 minutos de leitura)

O planejamento de um negócio online deve ser elaborado com muito cuidado e dedicação, como proceder passo a passo e depois avaliar se o que está sendo feito está trazendo resultados positivos? O funil de vendas entra exatamente aí, nesse acompanhamento.


Portanto, falando em termos mais simples, o funil de vendas é o caminho que o consumidor percorre até chegar à finalização da compra. Nele são analisados os clientes em potencial estes são trabalhados para que concretizem esse caminho e efetuem a compra do seu produto ou serviço que é oferecido em seu canal de vendas online (site/loja).


Ele se torna fundamental para não se perder na hora de montarmos as estratégias de marketing de uma empresa. 


Neste artigo, você conhecerá mais sobre o funil de vendas e como aplicá-lo de maneira eficiente no seu negócio e como ele pode aumentar e muito o seu resultado de vendas.


Às três etapas de um funil de vendas

1- Topo do funil – Nesse estágio, a pessoa está navegando pela internet e com isso, encontra o seu site em suas pesquisas aleatórias ou rolando a timeline da sua rede social. Ela passa o olho no seu conteúdo e fica no inconsciente a dúvida se há uma demanda naquilo que a sua marca oferece ou não, ou seja, surge aquela dúvida na cabeça: "Que produto bacana, devo comprar?". O topo do funil é o estágio em que você vai chamar a atenção das pessoas para que elas tenham interesse no seu produto ou serviço que você está vendendo, a partir daí as pessoas interessadas vão entrar para o seu funil e passarão a se engajar e se interessar mais pelo seu produto ou serviço e a intensão nesse ponto é justamente direcionar os interessados para o momento de compra certo de cada uma delas.


2- Meio do funil – É quando ocorre a passagem para um outro estágio, na qual o problema já foi identificado pela pessoa e ela se torna em um possível cliente, nesse ponto a pessoa fica muito inclinada e decidida a comprar o seu produto. Para você gerar esse efeito de "quase compra" na cabeça das pessoas é necessário que você enalteça as qualidades do seu produto, os "porquês" das pessoas comprarem o seu produto e quais serão as vantagens e benefícios que elas terão a comprarem seu produto. Nesse momento, seja sincero e tente persuadir o seu futuro consumidor, passando credibilidade e vantagens do que você vende.


3- Fundo do Funil – Nessa altura, temos as pessoas preparadas para abrirem a carteira e comprarem o seu produto, ou seja, os interessados já percorreram as fases anteriores do funil, já tiveram a sua atenção capturada e conheceram mais sobre as vantagens e benefícios do seu produto e com isso estão com a carteira na mão esperando que você faça uma oferta para elas e é nesse ponto que a mágica acontece! O momento da oferta é o fundo do funil, as pessoas que chegam até esse ponto estão muito quentes, com a carteira na mão e desejando comprar o seu produto, com isso você deve fazer mais do que uma oferta, você deve fazer uma oferta irresistível. 


Uma oferta irresistível é aquela onde as pessoas não conseguem se recusar a aproveitar, os benefícios do seu produto são tão bons e a oferta deixa as pessoas em uma vantagem tão grande que é praticamente impossível dizer não. Para construir uma oferta irresistível você deve pensar com a cabeça dos seus clientes: "Como eu gostaria de receber uma oferta?", "O que faria eu abrir a carteira e comprar agora?", "O que eu espero de uma oferta irresistível?", as respostas destas perguntas vão guiar a construção da sua oferta irresistível. Vale lembrar que um excelente atendimento ao cliente nesse ponto é um diferencial extremo! Responda todas as dúvidas dos seus futuros clientes e ajude eles a concluírem a compra.


Ainda falando das etapas de um funil de vendas, não podemos esquecer da avaliação final desse cliente. É fundamental que ele comente, fale bem sobre o seu produto, para que passe uma boa referência e ajude no seu reconhecimento no mercado.


Também é preciso dizer que, todo esse processo, exige muita paciência, por ser um trabalho mental mesmo. Não adianta achar que em uma única vez que você entrar em contato com alguém, ele vai se tornar um comprador e vai aprovar o que você vende.


A grande maioria das pessoas que olham o seu produto pela primeira vez não vão comprar e é aí que o funil de vendas entra em ação. O funil de vendas vai elevar o número de pessoas que compram os seus produtos, pois o objetivo dele é criar um relacionamento e plantar a semente do desejo na cabeça das pessoas e despertar o desejo de compra na cabeça das pessoas.


Quais são os principais benefícios do funil de vendas?

Ter previsibilidade – Como é uma etapa depois da outra, podemos ter uma visão geral do andamento do trabalho e quantos contatos devem ser captados até o último estágio do funil, o momento de compra certo.


Aumento da produtividade – Você identifica as maiores dificuldades dos consumidores e pode direcionar com mais precisão onde deve agir, para que sai na frente da concorrência para atender o público.


Melhor gestão – Obviamente, o seu desempenho como gestor vai ser ampliado com a aplicação do funil de vendas. Ele propicia uma gerência mais assertiva, com estratégias que podem ser inovadoras e trazerem mais vantagens para quem consome e para quem vende. Você consegue entender melhor a jornada de compra dos clientes e aperfeiçoar o rumo das vendas com o passar do tempo.


Maior acompanhamento das vendas – Você consegue saber em tempo real em qual fase um determinado possível cliente está, se ele está tendendo mais em fechar o negócio com você ou não. Isso favorece bastante a administração e agiliza o tempo, que no caso do comércio, é precioso!


Ter as respostas mais definidas – Assim como as estratégias podem ficar mais claras, as respostas, avaliações do seu produto também ficam. Um espaço de análise, por parte do cliente, para responder sobre o que é oferecido, coisas como preço e qualidade, traz as respostas com mais evidência e ajuda nas vendas.


Quais são os erros que podem ser cometidos em um funil de vendas?

Normalmente, um empreendedor iniciante, que não está acostumado com as etapas do funil de vendas, alguns erros podem ser cometidos, pela falta de experiência, devido à complexidade num primeiro momento, que é exigido por quem lida com esse tipo de trabalho.


Portanto, os erros mais comuns são: 


1 - achar que todas as pessoas vão se tornar em clientes, o que é bem difícil, pois existe a margem daqueles que terão outras preferências, sem falar nos famosos interessados que estão "apenas dando uma olhadinha"; 


2 - focar em uma etapa do funil e esquecer das outras, se enrolando ou fazendo o processo ficar ineficiente. Esse erro é muito comum para os iniciantes, muitas pessoas focam apenas no fundo do funil, no momento da oferta, e esquecem de desenvolver conteúdos e estratégias de topo e meio de funil que levarão diversos clientes a ficarem no seu momento de compra certo, com a carteira na mão para comprarem o produto no fundo do funil e aumentar a taxa de conversão. 


Então, como tudo no marketing digital, esse procedimento deve ser feito por alguém que tenha um conteúdo, de preferência, pois se a empresa quer lucro rápido, um empreendedor novo no ramo, provavelmente deve ter que amadurecer mais um pouco.


Por isso, cuidado ao delegar essa função para algum colaborador. Caso não sinta firmeza na equipe, o que é uma grande falha, faça você mesmo o controle do funil de vendas. Não desanime e coloque todos os esforços para conseguir estar na frente da concorrência.


E lembre-se: tudo é teste!


Saiba onde encontrar mais sugestões sobre o funil de vendas

A melhor maneira de aprender sempre é no campo de batalha, portanto, se você quiser aprender mais sobre funil de vendas acesse lojas online concorrentes, se cadastre na newsletter/lista de e-mails deles e acompanhe como flui a comunicação deles e como evolui o funil de vendas de cada uma.


Dessa maneira você vai aprender diretamente com quem está aplicando a estratégia e vai ter um norte para começar o seu trabalho, mas lembre-se: se inspire e não copie!


Saiba que excelentes funis de vendas nascem simples e com o passar do tempo eles vão evoluindo, isso acontece, pois com o passar do tempo você vai observando e entendendo melhor o público consumidor da sua loja e dessa maneira você consegue ir aperfeiçoando o seu funil de vendas e medindo os resultados.


Aprenda também com outros tipos de negócios, não é porque o seu negócio é e-commerce que você vai ficar preso a aprender somente coisas sobre e-commerce. Cadastre-se em listas de e-mails de outros tipos de negócios e aprenda com eles também como funciona o funil de vendas deles, dessa maneira você pode adaptar para o seu tipo de negócio.


Enfim, concluímos que o funil de vendas não pode ser visto como apenas uma técnica de aperfeiçoamento das vendas. Ele está no cerne da questão, na base do que deve ser focado para um negócio progredir. Invista!


Comece hoje mesmo a criar a sua loja de dropshipping:

Que tal começar hoje mesmo a criar a sua loja de dropshipping? Vai por mim, no futuro você vai ter desejado ter começado hoje! e eu te digo isso pela experiência que eu tive.


Muitas vezes a gente pesquisa tanto sobre um assunto e esquece de entrar em ação e isso atrasa os nossos planos e projetos, comigo foi assim e eu quero que você evite cometer o mesmo erro que eu cometi. De pesquisar de mais e fazer de menos.


Pra quê se aventurar no mundo do dropshipping apenas na companhia de sua curiosidade sendo que você pode começar com um acompanhamento completo e com todo o conteúdo o informação que você precisa reunidos em um treinamento que vai te mostrar do zero tudo o que você precisa saber sobre dropshipping?


Se você quer ter acesso a esse conteúdo e acompanhamento e também começar a ganhar dinheiro sem sair de casa, então eu te apresento o DS Academy!


No DS Academy você aprenderá como criar a sua loja de dropshipping e como começar a ganhar dinheiro usando apenas o seu computador com acesso à internet.


O treinamento é para todas as pessoas, não importa o nível em que você esteja, nele eu vou levar você do nível básico ao avançado. Em outras palavras, eu vou ajudar você a construir uma loja online do zero, a encontrar fornecedores, produtos e como vender todos os dias nas redes sociais.


Montar um negócio online é o seu objetivo? Então ele está prestes a ser concluído. 


Conheça mais sobre o DS Academy

Conheça mais sobre o DS Academy, o treinamento que vai te ensinar passo a passo como montar do zero uma loja online de dropshipping e como vender todos os dias nas redes sociais.

Claudio Cassauara 
Especialista em vendas na internet, CEO da Cassauara Company e produtor do treinamento DS Academy que ajudou mais de 10.000 alunos a criarem lojas online e a venderem todos os dias na internet.


Veja mais conteúdos:


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Comment are moderated