CASSAUARA COMPANY

O Que É Nicho? E Como Encontrar o Seu?

O Que É Nicho? E Como Encontrar o Seu?

Entenda o que é nicho e veja que toda jornada começa pela escolha dele

(aproximadamente 4 minutos de leitura)

Escolher um nicho de mercado ideal para desenvolver o seu negócio vai fazer toda a diferença na sua estratégia de negócio, e consequentemente, no sucesso do seu empreendimento.

É muito importante pesquisar e analisar o nicho, para ter certeza de que você está investindo no ideal de sua empresa, e que fará diferença entre os concorrentes do mercado, que não fizeram um estudo elaborado.

Nesse artigo, eu vou te mostrar o que são nichos, e como descobrir qual é a melhor opção para você, para que no final você saiba como investir e ser um diferencial no mercado.


O que são nichos? 

O conceito de nicho é importantíssimo para o plano de marketing da sua empresa.


No entanto, é muito comum que mesmo os empreendedores mais experientes tenham dúvidas sobre o que é nicho e, principalmente, como definir um.


Mas isso é importantíssimo para o crescimento da sua empresa. Principalmente se você está começando um negócio com poucos recursos e um investimento ainda baixo.


Definir um nicho vai te ajudar a concentrar os seus esforços onde eles têm maiores chances de dar certo.


O nicho é uma segmentação de mercado, uma fatia do mercado, que possuem necessidades e interesses em específico. Em outras palavras, nicho é um segmento de mercado do qual existe muito potencial de ser explorado.


Um negócio se inicia com a escolha do nicho, qual mercado você vai querer explorar? Qual o público você vai querer atingir? As respostas destas questões levarāo você à escolha do nicho ideal para você iniciar o seu negócio.


Você deve fazer uma boa pesquisa de mercado e encontrar oportunidades específicas para que você tome a decisão de escolher um nicho ao invés do outros. Existem muitos nichos lucrativos para se explorar e muitos até inexplorados! Assim como existem nichos lucrativos e nichos saturados, onde a concorrência é maior e o desafio de vender é mais forte.


O nicho vai guiar o rumo do seu negócio e você pode escolher mais de um para trabalhar e explorar. Nichos são categorias de produtos, como exemplo: relógios, calçados, coisas para casa, acessórios para cozinha, produtos pet, gadgets e etc.


Você pode determinar trabalhar com apenas um ou escolher um mix de nichos para estruturar e iniciar o seu negócio, porém, lembre-se de trabalhar com nichos que tenham uma certa conexão uns com os outros, pois escolher nichos muitos distintos pode atrapalhar suas vendas e, consequentemente, o sucesso do seu negócio.


Você pode escolher um único nicho para trabalhar e masterizar o seu conhecimento sobre esse nicho ou pode dividir esforços e aprendizados em um mix de nichos.


Como encontrar um nicho ideal?

Para ter sucesso em sua empresa, é necessário saber escolher com sabedoria o nicho com o qual você pretende investir, e vou te dar algumas dicas de como fazer essa escolha e facilitar essa decisão importante.

● Escolher nichos que você tenha familiaridade.

A minha primeira dica é de que você comece por nichos que você goste, ou que você tenha ao menos alguma familiaridade. Eu digo isso, pois eu já cometi esse erro! Certa vez, em um determinado momento dessa minha jornada de vendas na internet, eu resolvi explorar um nicho que eu não tinha o menor interesse ou experiência e não tive uma boa experiência com isso. O nicho que eu escolhi, nesta ocasião, era maquiagens. Um nicho que eu não tinha e continuo não tendo a menor experiência ou interesse. Criei uma loja online onde eu vendia maquiagens, porém eu não sabia nada sobre esse assunto, apenas cadastrei produtos e liguei as campanhas de anúncios. Resultado? Quase nada de vendas e as poucas vendas que tive eu tive que reembolsar às compradoras, pois as maquiagens eram de baixíssima qualidade. Isso aconteceu, pois eu não sabia como escolher maquiagens de qualidade nos fornecedores e, principalmente, eu não sabia me comunicar com o público que gosta e compra maquiagens e isso fez com que as minhas campanhas de anúncio não tivessem sucesso. 

Por essa experiência, particular minha, eu recomendo que você escolha por nichos que você goste ou tenha familiaridade.

● Analisar o potencial do nicho ou dos nichos que você escolheu.

Existem nichos com um potencial de vendas absurdo e nichos que possuem um baixo potencial de vendas. Você precisa fazer uma pesquisa de mercado em torno do nicho ou dos nichos que você escolheu trabalhar para se certificar de que existe um público que compraria os produtos. De nada adianta escolher um nicho onde não existe um público consumidor. Pra fazer essa pesquisa de mercado eu recomendo você analisar lojas que já estão no nicho ou nichos que você escolheu trabalhar, verifique o tamanho da loja, a relevância e a importância dela nas redes sociais. Dessa maneira você vai entender se existe uma demanda de consumidores para aquele nicho ou nichos. Fazer essa pesquisa é uma tarefa obrigatória de quem quer aumentar as chances de sucesso nas vendas.

● Estudar o público consumidor do nicho ou dos nichos escolhidos.

Além de fazer uma pesquisa de mercado com seus concorrentes, eu recomendo que você defina muito bem o público ideal para comprar os seus produtos. O que as pessoas que se interessam por determinado nicho ou nichos fazem? Como elas estão acostumadas a comprarem os produtos desse nicho? Qual a experiência de compra que elas esperam? Como elas compram? Entender estas questões vai ajudar você a descobrir por onde andam as pessoas certas para comprarem os seus produtos e, desta forma, você consegue direcionar suas campanhas de anúncio para atingir exatamente este público consumidor e assim bombar suas vendas!


    Dicas para consolidar o seu negócio

    Como vimos acima, a escolha do nicho é o primeiro passo para que você tenha sucesso em seu empreendimento. Após fazer essa escolha, é hora de aplicar algumas estratégias para consolidar sua empresa no mercado, e sair à frente do restante da concorrência. Vamos ver algumas dessas dicas a seguir.

    ● Diferencie a imagem da sua empresa com a de suas concorrentes.

    Fazer mais do mesmo não vai te levar a lugar nenhum, você precisa se diferenciar! Por que as pessoas devem comprar da sua loja e não da concorrência? O segredo do sucesso nas vendas está em fazer diferente, em se diferenciar da concorrência e melhorar a experiência de compra dos clientes para, assim, crescer o seu negócio e decolar as suas vendas!

    ● Estude seus concorrentes, acesse seus sites e redes sociais, e veja a maneira com a qual eles atendem ao público.   

    Essa pesquisa de mercado é importantíssima e vai te dar um roteiro de como começar. Aprenda com a concorrência e aplique a sua própria estratégia lembrando-se sempre de se diferenciar. Se inspire e não copie.

    ● Seja especialista no assunto e mostre isso para o seu público, dessa forma você aumenta a autoridade da sua loja e as chances de conquistar novos clientes aumentam.

    Todos preferem comprar de quem entende do mercado, portanto, você deve se tornar um especialista no nicho ou nos nichos que escolheu trabalhar, dessa forma as pessoas vão sentir mais confiança de comprarem. Você prefere comprar de um vendedor que entende o que está vendendo ou de um vendedor indeciso e cheio de dúvidas? A resposta aqui é obvia e, portanto, você deve se especializar e conhecer muito bem o nicho ou nichos em que escolheu trabalhar.


    Segmentação de mercado

    No momento de escolher o nicho é importante fazer um estudo profundo sobre seu público, e levar em consideração:

    ● A faixa etária: A idade dos clientes que você pretende atender


    ● A localização geográfica dessas pessoas, ou seja, onde elas moram


    ● A necessidade dessas pessoas, o que elas precisam e não esta sendo atendido


    ● Classe social, instrução e formação das pessoas com as quais você pretende fazer

    negócio.

    Quanto mais você conhecer o seu público, mais abertura e conhecimento você terá para aplicar as estratégias necessárias para atraí-los, e consolidar o seu negócio em larga escala.


    Por isso, não economize em pesquisas, a internet está aí para consultarmos e aprenderemos com estratégias que já estão no ar e em pleno funcionamento. Dessa maneira você vai mirar o seu negócio para o caminho do sucesso.


    Coloque em Prática!

    Agora que você já sabe o que são nichos e como encontrar o ideal para você, invista nessas dicas e coloque as mãos á obra. Se você ainda não está convencido, aqui vai algumas empresas que atingiram seu sucesso através de nichos

    A Amazon é uma delas, sendo uma das empresas mais milionárias atualmente, começou como uma biblioteca na garagem de seu fundador vendendo livros online, Jeff Bezzos.

    Após o grande sucesso de vender livros na garagem e fazer o famoso porta á porta, para alcançar o público de pessoas que não saiam muito para procurar livros, usou a tendência da internet para começar a divulgar outros produtos no site.

    Viu a importância de um bom estudo de mercado para definir o seu público ideal? Usando informações como sexo, idade, renda e outros, você traça o perfil ideal de seus clientes, e a partir daí é só investir na propaganda para atingi-los da forma mais eficiente possível. Assim você consegue também entender quais outros nichos essas pessoas se interessam e comprariam outros produtos.


    No caso Amazon, eles começaram vendendo livros e como pesquisavam e entendiam continuamente o seu público consumidor, perceberam que vender outros nichos para essas pessoas que já compravam seus livros tinha chances de apresentar resultados. E assim fizeram a Amazon hoje vende de tudo o que você possa imaginar, mas mesmo a Amazon teve um inícios, assim como você e o seu negócio.

    As empresas que trabalham bem seus nichos, tem sucesso e espaço no mercado de trabalho garantido.


    Quer aprender a lucrar alto na internet?

    Então assista essa aula gratuita que eu preparei: 

    Nessa aula eu vou mostrar pra você como você pode criar uma loja online utilizar as redes sociais para vender os produtos todos os dias! E tem um detalhe, você não precisa investir nada em estoque, basta criar a sua loja e divulgar os produtos nas redes sociais.

    Claudio Cassauara 
    Especialista em vendas na internet, CEO da Cassauara Company e produtor do treinamento DS Academy que ajudou mais de 10.000 alunos a criarem lojas online e a venderem todos os dias na internet.


    Veja mais conteúdos:


    Deixe um comentário

    Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

    Comment are moderated