CASSAUARA COMPANY

O segredo revelado para vender nas redes sociais

O segredo revelado para vender nas redes sociais

Como transformar suas redes sociais em uma mina de dinheiro

(aproximadamente 5 minutos de leitura)

Para quem trabalha com vendas, principalmente em lojas digitais, uma boa alternativa pode ser adotar estratégias para vender nas redes sociais. Esses ambientes são propícios para aumentar seu mercado consumidor, divulgar seus produtos e impulsionar ainda mais os seus negócios.

            Facebook, YouTube e Instagram são as redes mais utilizadas por quem busca utilizar esse tipo de mídia para maximizar seus ganhos, por meio de postagens, promoções e campanhas que ainda tem a vantagem de serem acessíveis a todos, por não terem custos, na maioria das vezes.

            No entanto, para potencializar ainda mais seus resultados existem algumas ações que você pode adotar ao utilizar as redes sociais para vender e divulgar os seus produtos na internet.

            Para te auxiliar neste processo, preparamos este material com dicas incríveis que facilitarão a sua vida ao empreender no e-commerce. Confira e prepare-se para alavancar suas vendas!

CONHEÇA SEU PÚBLICO E COMECE A VENDER NAS REDES SOCIAIS

  Como em qualquer outra estratégia de marketing, a definição do público-alvo, ou da persona a quem você pretende se dirigir é o primeiro passo em direção ao sucesso.

            Nas redes sociais não é diferente. É importante conhecer a sua audiência, descobrir quais são suas preferências, seus hábitos e, a partir disso, desenvolver suas ações.

            Para que isso ocorra, estude o seu nicho de mercado, quem compra os produtos que você vende, em que faixa etária eles estão e qual é o seu perfil profissional. Parece trabalhoso, mas a internet oferece inúmeros estudos sobre mercado consumidor.

CONHEÇA SEUS CONCORRENTES

É fundamental tomar conhecimento de como se comportam os seus concorrentes, seja para tomá-los como inspiração para criar a sua identidade, seja para tentar se manter um passo à frente deles.

            Por isso, antes de fazer o perfil da sua loja nas redes sociais, faça uma pesquisa de perfis que trabalham com produtos, serviços ou marcas semelhantes.

            Outra dica é continuar se mantendo atualizado, mesmo depois de ter se estabelecido no mercado. Não deixe de procurar novas informações em sites, blogs e páginas que possam contribuir para o enriquecimento dos seus conteúdos.

            Feiras e eventos também podem ajudá-lo a se conectar tanto com profissionais que estão trabalhando no mesmo setor que você escolheu, quanto com possíveis consumidores.

DEFINA OBJETIVOS E METAS

De nada adianta elaborar um estudo aprofundado sobre produtos e mercado consumidor, desenvolver ações complexas e trabalhosas, se você não sabe aonde quer chegar com tudo isso.

            É importante ter em mente quais são os pontos fracos do seu negócio e o que você pretende melhorar a partir das ações de marketing que irá desenvolver nas redes sociais.

            Alguns exemplos de objetivos claros que você poderá estabelecer são:

  • Aumentar a visibilidade dos seus produtos ou marcas;
  • Ampliar o seu mercado consumidor;
  • Divulgar uma nova linha ou serviço que está oferecendo;
  • Desenvolver campanhas e promoções;
  • Aumentar em x% o seu volume de vendas em seis meses.

FAÇA UM PLANEJAMENTO

As redes sociais possibilitam, na maioria das vezes, que se programe postagens, de forma que elas possam acontecer de forma automática, de acordo com o período que for estabelecido.

            Para isso, é necessário produzir conteúdo com antecedência e fazer um planejamento estratégico, para que os posts ocorram com frequência e regularidade.

            Isso garantirá que o seu público estará sempre em contato com a sua imagem, tornando-o mais próximo de você. Isso não quer dizer que você tenha que fazer propaganda o tempo todo.

            Muito pelo contrário. Você pode e deve intercalar postagens de divulgação do seu produto com conteúdos que julgar relevantes e estejam relacionados ao seu público.

            Por exemplo: se você vende roupas para bebê, é interessante dar dicas de maternidade, por exemplo. Assim, o seu perfil se tornará mais atraente e você ainda conquistará muitos compartilhamentos.

MANTENHA UMA PERIODICIDADE

 Como dissemos, as postagem devem ocorrer com regularidade e frequência. Isso quer dizer que não é interessante bombardear o público com imagens na segunda-feira e manter o perfil inativo durante o resto da semana.

            O ideal é manter uma programação específica para cada semana. Por exemplo:

  • Segunda/quarta: fotos com novidades
  • Terça/quinta: conteúdos relacionados ao público-alvo;
  • Sexta: promoções.

            Desta forma o público terá a sensação de se tratar de uma página bem cuidada e confiável.

MANTENHA-SE PRÓXIMO DO SEU PÚBLICO

Separe um tempo no seu dia para responder às mensagens e interagir com o seu público, afinal de contas ninguém gosta de ser ignorado, seja numa loja física ou numa virtual.

            Para conseguir vender nas redes sociais, é fundamental manter e aumentar cada vez mais o engajamento dos seus seguidores, pois eles são a chave para o seu sucesso.

SEJA CRIATIVO

    Para se destacar na imensidão dos perfis que compõem as redes sociais não basta apenas repetir o que todos os outros estão fazendo. É preciso inovar.

            Pense em campanhas, concursos culturais, promoções, sorteios e fuja do óbvio. Com certeza você já curtiu milhões de fotos que exigiam a marcação de outros três amigos nos comentários para concorrer a algum produto, não é?

      Pense em maneiras diferentes de atrair seu público, com concursos de frases em datas comemorativas, ou campanhas atraentes oferecendo combos de serviços e produtos.

      Outra possibilidade é buscar parcerias com outras páginas para agregar ainda mais vantagens para os seus clientes. Assim você também atingirá o público do seu parceiro e vice-versa.

AMPLIE O SEU CAMPO DE ATUAÇÃO

  É possível que você comece atuando em uma ou duas redes sociais, como o Instagram e o Facebook, por exemplo. Estas são, atualmente, as plataformas mais populares para quem procura aumentar suas vendas.

            No entanto, é preciso que, com o tempo, você amplie a sua área de atuação para canais como YouTube e o LinkedIn, por exemplo.

Quer aprender a vender nas redes sociais?

Então assista essa aula que eu preparei: 

Nessa aula eu vou mostrar pra você como você pode criar uma loja online utilizar as redes sociais para vender os produtos todos os dias!

Claudio Cassauara 
Especialista em vendas na internet, CEO da Cassauara Company e produtor do treinamento DS Academy que ajudou mais de 10.000 alunos a criarem lojas online e a venderem todos os dias na internet.


Veja mais conteúdos:


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Comment are moderated